Casamento Italiano

Vale lembrar que no Brasil existem muitos descendentes de italianos, principalmente na região sul e sudeste do país. A imigração que aconteceu há muitos anos atrás e certamente teve uma grande influencia para com a nossa cultura, que aderiu também muitos costumes que foram trazidos da Itália.

O casamento italiano é um dos eventos familiares mais importantes que pode existir, por isso muitos parentes acabam dando duas opiniões próprias sobre o casamento e até mesmo se pre dispões a ajudar. O buffet do casamento é um desses pequenos detalhes em que a maioria dos membros da família devem opinar e até mesmo botar a mão na massa, literalmente. Porém é preciso também da ajuda de profissionais, mais dicas, onde você pode entender como escolher aqui.

Antes da própria cerimonia do casamento ser realizada, é de costume que todos se reúnam na casa da noiva para que haja um pré encontro com muita comida, um almoço de família grande e com todos os presentes, regado a muito vinho. Onde todos confraternizam e possam interagir entre a família, como uma grande forma de expressar gratidão e muito amor aos noivos que irão se casar.

Já os trajes para o casamento italiano não têm a tradição muito diferente da que estamos acostumados, um vestido de noiva brando, ou até mesmo em tons pastéis mais claros, é que as noivas costumam mais utilizar na data de seus casamentos. O véu é praticamente obrigatório se tiver uma cerimônia muito religiosa, além de outros acessórios para as noivas que também são muito bem vindos, especialmente se for fazer parte da famosa tradição: carregar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul.

Nos casamentos italianos há um item a mais: um presente. Estre é entregue para simbolizar todo o carinho de pessoas próximas e queridas, que desejam ao casal muitas felicidades, prosperidade e uma vida a dois repleta de amor e companheirismo.

Toda a decoração do casamento italiano é feita com muito abuso de laços e flores, pode-se notar que não poupados esforços para crias os arranjos mais chamativos e mais bonitos que você já viu. Caso a cerimônia e a festa sejam feitos em um espaço ao ar livre, melhor ainda porque você realmente sentirá toda a cultura italiana em um casamento tradicional do país. Um casamento autêntico com a decoração feita com flores e arranjos florais, expressando a beleza de ser italiano.

Porém existe uma curiosidade, na Itália quem escolhe o modelo do buquê da noiva, é o noivo. Que deverá ser entregue pela futura sofra na manhã do casamento, como se fosse um gesto de aprovação dela perante a mulher com a qual seu filho passará o resto da vida.

Vale lembrar que os noivos não podem se ver ou até mesmo se falar a partir da meia noite que antecede o dia da cerimonia.

Confetes também são adereços indispensáveis em um casamento tradicional italiano, para que seja uma lembrança entregue a todos os convidados no final da festa. A tradição é que seja entregue cinco confetes, que representam riqueza, saúde, fertilidade, felicidade e longevidade.

Ao final do casamento a chuva de arroz também é tradição nos casamentos italianos, porém hoje em dia não é tão mais comum utilizar o arroz, muitos optam por bolhas de sabão ou até mesmo brilhos que são acesos na hora em que o casal está saindo da igreja. Isso fica a critério dos noivos, pois cada um possui sua particularidade e suas crenças do que poderá ser utilizado nesse momento.

Por fim é importante que o marido cruze a porta com a mulher nos braços ao chegar em casa, pois a tradição diz que é uma forma de proteger a esposa de espíritos malignos.