Tradições Italianas

É comum na Itália presentar as mulheres com um ramo de mimosa no dia das mulheres, para comemorar o Giorno Della Donna (Dia das mulheres). A mimosa é uma flor amarela muito comum por lá e também é uma das mais resistentes no inverno.

Essa tradição italiana nasceu em 1946, no primeiro dia das mulheres que aconteceu depois do final da Segunda Guerra Mundial, por decisão de todas as mulheres italianas do Unione Donne in Italia que procuraram um símbolo que representasse o dia que era muito especial a todas elas. A escolha dessa flor foi por causa da mimosa, que muitos conhecem por tangerina ou mexerica, fl

orescer na época do dia 8 de março, então suas flores estavam vivas.

Adornos de fitas de nascimento e casamento

Outra tradição curiosa na Itália é que os italianos tem o costume de anunciar os nascimentos e também os casamentos com adornos de fitas. É comum quando nasce uma criança que seus pais coloquem na porta da casa um adorno de fita colorido, para as meninas rosa e para o menino azul, sempre com o nome da criança para anunciar e homenagear sua chegada.

Assim todos os vizinhos ficam sabendo da novidade, o nascimento do bebê e com isso podem ir visitar a família. Levando comida, presentes e muito mais. Já quando acontece um casamento, os italianos tem o costume de enfeitar o carro dos noivos e também o do cortejo com esses adornos, porém são com fitas brancas.

Cada região possui seu dialeto

Na Itália é comum pensar que a língua oficial do país seja o italiano, porém cada região na Itália possui um próprio dialeto. Muitas vezes esse dialeto pode ser mito diferente do que se conhece por italiano. Com a universalização do idioma italiano para o ensino da língua dentro das escolas só se deu depois da segunda guerra, por esse motivo os mais antigos costumam falar mais em dialeto do que o próprio italiano.

Por exemplo, na região de Vêneto, conheça mais sobre a cidade aqui, o dialeto é extremamente comum e falado por todas as pessoas e de todas as idades. Você encontra placas em italiano, além de ruas e estabelecimentos comerciais.

Festas Populares

É comum que em cada região dentro da Itália possua uma festa popular, que comumente ocorre no dia do santo padroeiro de cada cidade em particular. Sendo comemoração em virtude das mudanças de estação de ano e até mesmo alguma comemoração da própria igreja católica.

Essas festas normalmente remontam todo o cenário da Idade Média e são muito comemoradas por todos os moradores da região em questão. Uma das festas que é muito famosa se chama Palio de Siena, sendo uma corrida de cavalos que acontece todo ano desde o século XVII na cidade de Siena, Toscana.

Já em Piemonte é possível ver o Palio de Asti que comemora o final do verão, já no carnaval a Batalha de Laranjas de Ivrea é literalmente uma guerra de laranjas que acontece todos os anos.

Cumprimento Italiano

É comum vermos em filmes de máfias italianas que tanto homens quanto as mulheres se cumprimentam bom beijos no rosto, demonstrando muito afeto de forma efusiva. Porém isso só acontece dessa forma nos filmes, pois os italianos são calorosos até certo limite.

O costume de se cumprimentar com dois beijos no rosto é muito comum, porém quando as pessoas tem intimidade. Além disso, há uma regra para que esse cumprimento aconteça, o primeiro beijo é sempre no rosto direito e depois no esquerdo. Caso as pessoas não tenham essa intimidade, apenas um aperto de mãos é de grande tamanho para que se cumprimente.